Hoje quando abri o e-mail do blog fiquei sabendo do lançamento do livro infantil “O pinguim azul de Miguel” da escritora Rosana Martinelli, Editora Quatro Cantos . O livro foi escrito a partir de um caso de superação de bullying que o filho da autora sofreu por usar cabelos compridos e ser confundido com menina. Não é uma ótima notícia? Eu fico feliz de ver várias pessoas se preocupando em formar uma sociedade que respeite à diversidade e a educação é um dos caminhos…Parabéns Rosana!!!
O livro mostra que as crianças podem conviver facilmente com a diversidade e quebrar os estereótipos sociais. Miguel vive cercado de singularidades, mas encara tudo com naturalidade. “Se deixar que o diferente permeie o dia a dia você aceita como parte da vida, sem fazer exclusões e sem estimular o preconceito”, afirma a autora.
Cada virada de página é a quebra de um estereótipo. O livro conta a história de um menino de 6 anos que tem cabelos compridos, dança balé, tem um pai deficiente físico, porém atleta, uma mãe alta executiva, uma irmã obesa, que é modelo. E se todos passassem a encarar essa realidade de maneira natural, muitos dos conflitos que vemos diariamente nem existiriam e perguntas como: Meninos podem ter cabelos compridos? Modelos podem não ser tão magras? Meninos também dançam balé? Pessoas com limitações físicas podem ser atletas bem-sucedidos? Podem surgir e causar uma saudável, necessária e atual discussão sobre esses estereótipos.
Boa leitura para os pequenos e para os grandinhos também…
fonte: Kaminari Comunicação
Nenhum Comentário